segunda-feira, março 26, 2012

PNCD enfrenta seis focos de incêndios.

Serra do Cadombá, Palmeiras-BA
O Parque Nacional Chapada Diamantina está enfrentando seis focos de incêndio simultaneamente, sendo três em Mucugê (um dentro do Parque e dois no entorno), dois no Vale do Capão e um em Campos do São João.
 O ano de 2012 iniciou com um clima atípico, trazendo uma estiagem prolongada para  toda a região. Já são centenas de municípios baianos com Estado de Emergência ou Calamidade Publica, decretados por causa da seca.
Nas proximidades do Vale do Capão (município de Palmeiras), os incêndios estão na Serra do Candomba e nas cercanias do Morro Branco, ambos no interior do Parque Nacional. 
O incêndio próximo ao povoado de Campos de São João (também no município de Palmeiras) se iniciou na área conhecida como Gerais da Moitinha, fora do Parque Nacional, mas já adentrou na Unidade de Conservação pela Serra da Bacia. 
No município de Mucugê, os incêndios encontram-se nas localidades conhecida como: Fazenda Ibicoara, povoado das Caraíbas e nas proximidades de Campo Alegre – sendo esse ultimo dentro do Parque Nacional.
Na Chapada Diamantina os incêndios são a maior ameaça ao Parque Nacional e um grande risco entre os meses de agosto a dezembro. No entanto, pelo clima deste ano, grandes e preocupantes incêndios se iniciaram em janeiro e persistem até o momento.
Os combates a estes incêndios têm sido realizados por dezenas de brigadistas voluntários com o apoio do ICMBio, Governo do Estado da Bahia e pessoas das comunidades próximas. Até o momento já foram mobilizados cerca de 70 brigadistas voluntários, um helicóptero e duas aeronaves estão a caminho.

6 comentários:

  1. Gostaria de saber como são avaliados se os incendios são ou não criminais e o que é feito quanto a isso. Alguem sabe responder?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Estes focos de incêndios que estão acontecendo nos distritos de Mucugê, campo alegre e fazenda ibicora são crimisoso o parque sabe disso e não toma menhuma providência o ultimo incendio que foi combatido na fazenda ibicoara tinha no meio da area queimada Arvores de grande porte de mata remanescente em area de muita importancia fotos foram tiradas e nada foi feito não existe fiscalização na chapada diamantina ou existe quem pode responder ?

    Grandes incedios estão acontecendo e só são levado a serio depois de 3 ou 4 dias por que ?
    Aguardamos resposta !

    ResponderExcluir
  3. Os brigadistas da chapada diamantina estão indo para serra COMBATER INCÊNDIO sem assistencia correta do parque
    Não se tem rádio para comunicação? Porque

    Não tem fiscal para acompahar porque? cade vcs!

    ResponderExcluir
  4. O efetivo do parque é muito menor que a magnitude desses incêndios, falta pessoal, equipamentos, verba. Combater um incêndio desse tipo exige muito mais que coragem (que tem de sobra), exige apoio e conscientização da população, pois a luta é de todos nós.

    Parabéns aos que arriscam suas vidas salvando nosso ecossistema!
    Que Deus ilumine seus caminhos durante essas noites perigosas.

    ResponderExcluir
  5. O ICMbio precisa aprender o que é dar suporte aos brigadista, porque se consideram apoio colocar alguma dezena de homens em combate e dar algum tipo de ração ou gasolina, eu considero isso ESMOLA. Apoio seria dar suporte comunicativo (rádio, repetidores de qualidade), EPI's que realmente garantam um mínimo de segurança ao brigadista, carro pronto para o combate, abafadores mais leves e de qualidade, bombas d'águas melhores, isso, juntando com a esmola, seria APOIO ÀS VÁRIAS DEZENAS DE BRIGADISTA VOLUNTÁRIOS QUE GARANTEM O CONTROLE DOS INCÊNDIOS DO PNCD QUE SERIA OBRIGAÇÃO DO ICMbio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mais certo é por em pratica todo o trabalho de prevenssão de combate a incendios florestais pra poder diminuir o alto indice de incendios e concientizar as pessoas nas escolas e em palestras e nas comunidades .,com isso os brigadistas fazerem esse trabalho de cocientização da população. john riller

      Excluir

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.